sexta-feira, 16 de março de 2012

SOPA E PIPA - O fim da liberdade na Internet.

Bom! Eu particularmente adoro Sopa, aquela bem quentinha, com bastante legumes, no inverno é uma delicia, e eu gosto com macarrão, carne e cheiro verde; é irresistível, só o cheiro já da água na boca. Eu tenho uma receita especial que eu mesmo faço com macarrão, peito de frango, legumes, azeite e cheiro verde, também coloco cebola porque eu adoro além de ser nutritiva e leve.

Mas agora eu quero falar de outra Sopa, que me amarga só de pensar nela, esta sopa está sendo preparada no panelão de políticos do governo estadunidense com tempeiros pra lá de exóticos, como controle da informação, uma dose de manipulação, pitadas de censura e pra disfarçar o sabor amargo, um pouco de uma falsa ideia de proteção aos direitos autorais. Essa não me desse de jeito nenhum, mas, antes de mais nada, vamos entender como surgiu essa gororoba.

O SOPA (STOP ONLINE PIRACY ACT) e o PIPA (PROTECT IP ACT) tratam-se de projetos de lei que pretendem destruir a internet, não é exagero, trata-se de controle da informação, manipulação e censura.

Bom, o SOPA esta na câmara dos deputados e o PIPA no senado, ambos tem comp objetivo aparente, acabar com a pirataria e protejer os direitos autorais das pessoas, um motivo aparentemente justo, até porque, é importante que um artista, seja reconhecido por sua arte e tenha a mesma protegida por direitos autorais, mas o negócio não é tão simples assim, o projeto pretende impedir a pirataria através do bloqueio DNS, impedindo assim o usuário a acessar informações, uma explícita forma de censura.

Ser um internauta cidadão da China, do Irã e da Síria, é horrível, pois lá o governo bloqueia o acesso a informação e a população não tem a mesma liberdade na internet que nós Brasileiros temos por exemplo. Imagina essa forma de censura em escala global, inclusive aqui no Brasil? Imagine você não poder mais expressr sua opinião na internet, não poder postar suas fotos e músicas, perder a interatividade que a internet proporciona, seria o fim daquele sonho anarquista que a internet possibilitou como explicado no artigo anterior. Pois bem, é isso que pode acontecer caso o SOPA e o PIPA entre me vigor.

O Sopa permitirá que o DNS de um determinado site seja alterado, bloqueando este site ao acesso de determinados IP, e permitindo que tal site, não apareça em buscas como Google, Bing, Ask etc, ou seja, o site é varrido da internet.

estando sujeito a determinada punição, os sites pasarão a bloquear as postagens de usuários, restringindo o seu conteúdo e censurando o usuário e isso acontecerá com qualquer site da internet, incluindo suas redes sociais favoritas como Facebook, Twitter, You Tube e etc. Com a nova lei, a página pode ser totalmente bloqueada.

O SOPA e o PIPA permitem que o governo americano censure completamente sites acusados de conter conteúdo "pirata", indo do Facebook a simples blogs como este que você esta a ler neste momento.

Toda a criatividade, conhecimento e coisas inovadoras sendo bloqueadas e sensuradas se aprovado esse tipo de coisa. Tudo o que a internet conquistou, indo para o vinagre, uma manipulação total e controle da informação, bem a cara destes governos manipuladores e ditatoriais, que controlam a vida, a conduta e a mente dos cidadãos, pois a internet pode ter sido o maior ato libertário da atualidade, uma ferramenta poderosíssima nas mãos de quem sabe usa-la. O governo nada bobo e sabendo que o povo quando unidos e bem informados, tem poder para mover montanhas, tenta manipulare a informação como vem fazendo a séculos, emburrecendo as pessoas com todo o lixo que a mídia nos empurra guela abaixo e justamente contra essa manipulação que temos que combater projetos ameaçadores com o SOPA e o PIPA, pois temos direito a liberdade de expressão, e de informação, podemos compartilhar o que quisermos, a informação e a cultura é de domínio popular.

A maior enciclopédia do mundo foi uma das primeiras a protestar contra esse projeto ridículo, a Wikipédia, que é o resultado da união dos internautas, um exmplo de compartilhamento de informação e conhecimento livre e de graça esta na luta contra essas leis, não podemos deixar que o congresso americano aprovem leis que danifiquem a internet livre aberta.
 

A internet tem sido a espinha dorsal da liberdade de expressão, o veículo que porporcionou e proporciona protestos ao redor do mundo, mas imagine a indústria do entretenimento e o Governo tendo o poder de censurar a internet. Empresas privadas tendo o poder de derrubar sites de compartilhamento de arquivos, principalmente de filmes e músicas. Essa intenção esfarrapada de proteger os direitos autorais não passa de uma intenção macabra de manipulação e controle. Sempre que alguém se expressar, fazer arte, pensar, compartilhar informações ou organizar protestos e qualquer ligação que o site encontrar com a indústria do entretenimento fará com que o o PIPA bloqueie a página, remova sua postagem ou cancele o site.

Todos os sites incluindo redes sociais, passarão a ser responsáveis por tudo o que seus usuários postam em suas publicações, podendo bloquear o usuário sob pena de ter o site fora do ar e cidadãos comuns poderão pegar até 5 anos de prisão.

Todos nós sabemos que nem o SOPA nem o PIPA irá parar a pirataria, isso só vai introduzir a censura em um meio de comunicação livre, tornando-o menos seguro e menos confiável.

A aprovação de tais leis também só vai garantir que as pessoas passem a comprar mais filmes de hollywood, mais CD's de músicas e programas, enriquecendo e engordando as contas bancárias de gravadoras, indústrias cinematográficas e empresas multimilionárias, enquanto a popualação continua cada vez mais pobre mais dependente de seus governos.

O SOPA e o PIPA são o retrocesso da internet, uma forma descarada de controle de informação, devemos nos opor a esse tipo de coisa, fica aqui então o meu protesto e continuarei usando este espaço para divulgação livre de informação gratuita, pelo menos, enquanto este blog existir e não for censurado pela SOPA e pela PIPA do governo norte americano.


"Mente Fértil, Plantando Ideias, Colhendo Conhecimento."

Jhonathan Souza