terça-feira, 9 de abril de 2013
Porque o Tomate ficou tão caro?
Pois é, o tomate já virou até piada na internet, quem diria que o tomate viria a ser meme no Facebook, mas não é a toa, com o tomate custando quase 10 reais o quilo, o vinagrete do churrasco ta saindo quase mais caro que a carne, e qual é o motivo para tamanha tragédia para a mesa e o bolso do Brasileiro?
Bom, em uma economia capitalista de livre mercado onde a lei da oferta e da procura é o que reina, basta dar uma analisada na produção pra ver o que esta acontecendo. É preciso que o tomate tenha um preço bom para ambas as partes, tanto para quem vende, quanto para quem compra, não pode estar caro demais, senão o consumidor não compra, o que diminui a procura, diminuindo a procura a oferta aumenta, só que tomate é um produto perecível e se o consumidor não comprar ele estraga e tanto o produtor quanto o vendedor tem prejuízo. Por outro lado, se o preço estiver muito baixo, obviamente haverá um boa procura, só que para aumentar a demanda e atender esta oferta é preciso produzir mais, ou seja, plantar mais tomates, só que para valer a pena todo esse trabalho, é necessário que o preço de venda seja bom o bastante para que todos saiam ganhando, por isso tem que haver um equilíbrio não só na produção, mas também no preço
Mas, quando se fala em agricultura, existem outros fatores que também influenciam no preço e um deles é o clima. Chuva ou seca influencia na produção e consequentemente no preço.
Produtos que fazem parte da economia agrícola como o tomate, não pode sobrar no mercado, porque como já foi dito, se sobra estraga, e para evitar que estraguem o produtor é obrigado a vender com o preço lá em baixo, isso é bom para quem compra, mas péssimo pra quem vende. E porque sobra? Porque a oferta foi maior do que a procura, ai o que acontece? É muito simples, na próxima safra, os produtores plantam bem menos, afim de evitar a sobra, assim não estraga e assim eles conseguem vender a um preço aceitável e todo mundo fica feliz.
E foi o que eles fizeram, pois na última safra sobrou muito, a oferta foi maior que a demanda e sobrou tomate. Só que dessa vez eles foram espertos, pra que plantar muito se vai estragar? Vamos plantar pouco, só o bastante para atender a demanda, mas ai entrou um dos fatores influenciadores que foi mencionado, a chuva em excesso.
Choveu demais e isso atrapalhou a produção, o que os produtores esperavam colher não aconteceu e e só foi possível colher um terço do previsto e adivinha o que aconteceu? Pouco tomate no mercado e uma procura maior, o cálculo é o de sempre, mais procura do que oferta só poderia resultar no que eu vejo hoje na gôndola do supermercado, tomate custando os olhos da cara.
Mas não se desespere, o seu vinagrete não foi pro vinagre, este cenário é passageiro, depois desta catástrofe tomateira os produtores irão produzir mais dessa vez, e com uma oferta maior a tendência é que o preço diminua e tudo volte a ser lindo como antes. Ainda bem né, churrasco sem vinagrete não é a mesma coisa.
Jhonathan Souza
"Mente Fértil, Plantando Ideias, Colhendo Conhecimento."
Assinar:
Postagens (Atom)