quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Porque é impossível ser 100% Vegano



Eu sinceramente não gosto de escrever artigos que criam qualquer tipo de polêmica, realmente não é essa a minha intenção, mas acontece que quando você expressa uma opinião que mexe com a opinião de outros, isso sempre acaba gerando discordância, o que fácil fácil, se transforma em uma polêmica. Principalmente quando algumas pessoas defendem suas opiniões tão cegamente, que não admitem de forma alguma que qualquer outra pessoa emita ou demonstre uma posição contrária a sua ideia, e isso beira o fanatismo.

Eu tenho sim minhas próprias opiniões, e gosto de expressa-las, mas acima de tudo, gosto de discuti-las, e tenho maturidade o suficiente para aceitar opiniões contrárias e caso me seja provado com bons argumentos que a minha opinião não está tão certa assim, eu mudo sem problemas nenhum. Já dizia o grande Raul Seixas: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo."

O assunto que eu quero abordar desperta aversão em muita gente, pois muitos defendem essa causa como uma religião, mas eu quero deixar enfaticamente claro que eu não tenho absolutamente nada contra os veganos e vegetarianos, e acredito que cada um tem o direito de viver sua vida da forma que cada um acha que lhe faz feliz.

A ideia principal deste artigo é chamar a atenção para uma reflexão sobre o assunto e se o veganismo como ideologia é possível de ser seguido em sua plenitude. 

Eu admito que sou carnívoro(na verdade somos onívoros, nenhum ser humano é exclusivamente carnívoro), e não sou hipócrita para negar que animais são mortos de forma cruel para suprir a demanda do consumo de carne no mundo, só que o problema não esta só ai, o buraco esta muito mais embaixo do que se imagina.

Os Veganos defendem uma filosofia de vida, na qual eles pregam a ética praticada com os outros seres vivos que dividem o mesmo planeta com a gente, são a favor da preservação ao meio ambiente e contra o desperdício de alimentos, e isso é admirável, mas a maior bandeira levantada por muitos fanáticos adeptos do veganismo e sobre a violência contra os animais e essa tem sido a causa defendida com unhas e dentes pelos veganos, mas será que é possível seguir plenamente essa ideologia, abraçar essa ideia e ser 100% Vegano?

Pessoas carnívoras usam argumentos dos mais ridículos possíveis para justificar o consumo de carne, argumentando que alfaces são seres vivos, que plantas e vegetais morrem para os vegetarianos se alimentarem, que quando você lava as mãos e escova os dentes você mata milhares de seres vivos e blá, blá, blá.

Quando eu começo a ler uma matéria anti-vegetariana que já começa com estes argumentos eu já nem me dou ao trabalho de ler o resto, pois já sei que são argumentos sem fundamentos, vindo de pessoas sem o mínimo de coerência, mais preocupadas em justificar o seu vício em carne do que debater e refletir sobre o assunto.

Então vou tentar abordar aqui alguns argumentos que eu acho que são de fato relevantes para entender o assunto.

1° Animais não são abatidos apenas para o consumo de carne, ou seja, quase tudo o que tocamos, usamos ou precisamos usar, tem alguma parte de origem animal, direta ou indiretamente animais são sacrificados para que possamos ter avanços em tecnologia, conhecimento, ciência, biologia, medicina e etc. esse computador que eu estou usando agora para escrever este artigo tem componentes de origem animal, o carro que a gente anda, o ônibus, o metrô e etc. Dizer que é Vegano e que é contra o maltrato e exploração aos animais, e apenas parar de comer carne, mas viver no conforto do seu quarto, com seu notebook, seus sapatos, bolsas e o seu iPhone no bolso é extremamente hipócrita.


Pra você ser 100% Vegano, você tem que abandonar a tecnologia, aparelhos eletrônicos, roupas, papel e uma infinidade de coisas, só por ai já dá pra imaginar o quanto é difícil abraçar plenamente uma ideologia Vegan.

2° A Medicina e a Ciência, historicamente usam animais em pesquisas e estudos, Tanto no avanço da Medicina, quanto na produção de remédios alopáticos animais são utilizados como objeto de estudo e testado como cobaia, de modo que não teríamos o avanço que temos hoje sem o sacrifício destes animais e verdade seja dita, nem mesmo o vegano mais radical deixaria de recorrer a medicina e a remédios alopáticos para amenizar sua dor ou salvar sua vida, ou a de um membro da família. Ai surge aquela questão: "Até que ponto algumas espécies devem morrer em sacrifício para salvar outra espécie?" O fato é que todo o animal, por instinto natural luta para preservar a sua própria espécie, nem que para isso, outros seres inferiores tenham que ser sacrificados, é assim na selva e é assim com nós seres humanos, e isso não tem a ver com ética, mas sim com a natureza instintiva. O ser humano em situação de fome extrema é capaz de comer até mesmo a sua própria espécie(canibalismo) existem muitos registros de casos assim.

3° A indústria de cosméticos sacrificam animais em testes, se declarar vegano, e andar bonitinho, perfumado, cabelo alisado, desodorante anti-transpirante, batom nos lábios e unhas feitas, também não passa de uma incoerência tremenda.

Até aqui já deu pra perceber que pra ser um vegano de verdade, você precisa além de não comer carne, terá que abster-se de tecnologia, não usar celular, relógio, computador (Facebook nem pensar), não pode recorrer a ciência e a medicina, nem utilizar remédios, viver desarrumado, sem pefumes (banho só com água, nada de sabonete ou xampu) e roupas só de algodão. Trabalhar em empresas que possuem estas coisas também não pode, pois já que você pretende defender uma causa, você não pode contribuir com quem é contrário a ela, nada de trabalhar em empresas de tecnologia, têxtil  ou cosméticos e empresas do ramo alimentício, só as que não usam produtos de origem animal, ou seja, um Vegano de verdade não pode trabalhar.

Um assunto que eu acho bastante interessante, é sobre a produção de comida em larga escala, é fato que, aves, porcos e gados são "produzidos" como nas indústrias, nascem só para serem engordados, recebem uma quantidade absurda de hormônios para crescerem mais e rapidamente  para enfim serem abatidos, com o objetivo de suprir a enorme demanda de alimentos e isso é de fato péssimo para a nossa saúde, mas se algum vegano for vegano apenas por uma questão de saúde alimentar (e não por uma questão de defesa dos animais), esse cara tem que ser contra a produção de vegetais que também são produzidos em larga escala e recebem uma quantidade absurda de agro-tóxicos e pesticidas que são essenciais para a sua produção. Mas verdade seja dita outra vez, nós já teríamos morrido de fome sem a produção de alimentos em larga escala, pois o mundo já conta com 7 Bilhões de pessoas.

Mas o que eu quero dizer com isso? Que ser Vegano é errado? Que os vegetarianos são hipócritas? (embora muitos sejam) Que devemos consumir carne mesmo? Nada disso.

Inclusive, se não houvesse tantas pessoas comendo carne no mundo, teríamos, muito mais produção de vegetais e grãos, menos terras exploradas para criação de gado e isso significa menos desmatamento, mais preservação do meio ambiente e mais preservação da biodiversidade, pois muitas espécies são extintas por conta do desmatamento. Ser Vegano ou vegetariano é saudável e é bom para a natureza, principalmente em dias atuais onde o capitalismo é selvagem e devastador.

Eu só quis apresentar uma reflexão sobre o assunto, pois conheço alguns veganos com complexo de salvadores do mundo que adoram postar suas ideologias mal analisadas no Facebook. Então não dá pra abraçar a causa do veganismo achando que isso vai salvar a humanidade, porque é de fato impossível ser 100% vegano. Nós devemos primeiro nos preocupar com os seres humanos, pois humanos morrem por conta do descaso em muitas partes do mundo. Na região do bom retiro por exemplo, Bolivianos são submetidos a trabalhos com salário de fome, sendo explorados por 18, 19 horas por dia, beirando a escravidão para produzir roupas que são vendidas em lojas de grandes shoppings para que muitos playboizinhos que se declaram contra o maltrato aos animais e vegetarianos as consumam.

Você pode tentar ser vegano ao máximo possível, dentro dos seus limites, pois ultrapassar esses limtes é muito complicado pois isso implica em questões sociais, educacionais, pisicológicas, filosóficas e etc. E não ser intolerante, pois a intolerãncia acaba sendo um grande problema em questões ideológicas.

A Ideia aqui sempre foi e sempre será despertar a curiosidade e a reflexão, e não ofender quem quer que seja, o mundo fica bem melhor com mais reflexão, compreensão e menos intolerância.

Jhonathan Souza

"Mente Fértil, Plantando Ideias, Colhendo Conhecimento."





19 comentários:

  1. Olá. Admiro sua tentativa de ser imparcial. Mas vc comete erros fundamentais.

    Antes de mais nada, quem abdica apenas da carne são os vegetarianos que fazem parte de um dos seguintes sugbrupos: ovo-lacto-vegetarianos, lacto-vegetarianos e ovo-vegetarianos. Vegetarianos estritos não consomem nenhum alimento de origem animal.

    Veganos aplicam o conceito de ética aos animais. Não existe vegano pela saúde ou pelo meio ambiente. Veganos lutam pela libertação animal, ponto. Saúde e meio ambiente são causas acessórias, ou seja, não estão diretamente ligadas ao veganismo.

    Não existe "100% vegano", porque ser vegano é fazer o que já é possível e praticável, como deixar de consumir alimentos de origem animal, roupas e calçados de couro e outras peles, produtos testados e atividades que os explorem, como comércio de animais, rodeios, circos, zoológicos e etc.

    Ainda é difícil evitar coisas como vacinas, meios de transporte e alguns equipamentos tecnológicos, que utilizam restos de animais em alguns componentes, ou mesmo que utilizou o trabalho de um animal em alguma parte da produção. É possível viver sem isso, mas não é praticável tendo em vista nossas obrigações mundanas.

    No entanto, já existe alternativa para a maioria dos produtos constantes nessa imagem mitológica que se espalhou como praga na internet.

    Sobre a produção de alimentos, vc esqueceu de citar que os animais consomem toneladas de vegetais. Portanto, em um mundo vegano, não teríamos "muito mais produção de vegetais e grãos", a produção seria a mesma, ou, provavelmente, menor. Apenas destinaríamos aos humanos, os vegetais que hoje são consumidos pelos animais criados para os humanos comê-los.

    Portanto, ser vegano(a) é fazer o que já é possível e praticável. Para quem tem ideais, não poder fazer tudo jamais tornará inválido o que já pode ser feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mapa Veg, amei sua elucidação, concordo contigo! Também sou Vegana, mas, não sou 100%, pois, não existe ser humano 100%, mas, como você disse "Não existe "100% vegano", porque ser vegano é fazer o que já é possível e praticável, como deixar de consumir alimentos de origem animal, roupas e calçados de couro e outras peles, produtos testados e atividades que os explorem, como comércio de animais, rodeios, circos, zoológicos e etc."

      Sempre haverá motivos para tentar, eu disse tentar, justificar não ser vegano!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Vcs sao um monte de hipocritas .....nao usem mais celulares nem tablet nem computadores nem tv etc etc.....muitos porem muuuuitos animais sao sacrificados para fabricar essa tecnologia que tanto vcs gostar....

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sugiro dar uma olhada nesses links, o primeiro video responde bem a questão de tantas pessoas acharem hipócritas veganos que usam de tecnologia, basicamente o veganismo é uma busca. Procuramos minimizar as coisas, e o que dá para ser minimizado, fazemos. A atual sociedade chegou num nível de desenvolvimento tecnológico que realmente, há coisas das quais não conseguimos nos desvencilhar. Tudo que fazemos hoje causa impacto na natureza e na vida de animais não-humanos e de outros animais humanos. A questão é você escolher minimizar esses impactos ou continuar na zona de conforto ideológica. Há diversos segmentos nos quais há como viver sem a exploração de animais humanos e não-humanos - não sei se contaram a você sobre o fator holístico do veganismo... provavelmente não... - como por exemplo a experimentação animal para fins cosméticos. Outros, infelizmente, ainda não.


    https://www.youtube.com/watch?v=DIueoomoRdo

    http://www.anda.jor.br/28/06/2012/veganos-remedios-e-acusacoes-de-hipocrisia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai sim nunca vai dar conta.....para vc usar um celular sacrificam muitos animais....a tecnologia nunca vai parar e cada dia sera pior e sacrificarao mais e mais animais e vcs falsos veganos serao os primeiros em querer ter um desses eletronicos sem importar quantos bichos morrem .....vai com essa historia para outros

      Excluir
    2. querido... como a pessoa q vc respondeu falou, NÃO TEM COMO SE PRIVAR DE TUDO QUE SE VEM DE ANIMAIS, portanto não é q não nos importamos, é q no momento é IMPOSSÍVEL a não utilização de produtos vindos de animais!!!!!!!!

      Excluir
  4. "
    O fato é que todo o animal, por instinto natural luta para preservar a sua própria espécie, nem que para isso, outros seres inferiores tenham que ser sacrificados, é assim na selva e é assim com nós seres humanos, e isso não tem a ver com ética, mas sim com a natureza instintiva"

    Olha eu não acredito que as espécies queiram se preservar quando prejudicam outras. Ao meu ver cada indivíduo quer salvar sua própria vida ou a de entes na máximo .é outra : não somos seres instintivos. Somos racionaiais e morais. No caso na experimentação animal , o cientistas não estão pensando em salvar a nossa espécie e sim no status que sua descoberta e os privilégios a ele que isso lhe proporcionará.

    ResponderExcluir
  5. "
    O fato é que todo o animal, por instinto natural luta para preservar a sua própria espécie, nem que para isso, outros seres inferiores tenham que ser sacrificados, é assim na selva e é assim com nós seres humanos, e isso não tem a ver com ética, mas sim com a natureza instintiva"

    Olha eu não acredito que as espécies queiram se preservar quando prejudicam outras. Ao meu ver cada indivíduo quer salvar sua própria vida ou a de entes na máximo .é outra : não somos seres instintivos. Somos racionaiais e morais. No caso na experimentação animal , o cientistas não estão pensando em salvar a nossa espécie e sim no status que sua descoberta e os privilégios a ele que isso lhe proporcionará.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de tirar uma duvida.. quais "peças" teriam no pc.. celular que são de origem animal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se contar que boa parte da energia elétrica vem de hidroelétricas que desmatam, destroem rios e biomas inteiros já deveríamos deixar de lado qualquer equipamento eletrônico.

      Excluir
  7. Ué, isso não é segredo nenhum. Todo mundo sabe que é sim impossível ser 100% vegano. O movimento vegano é você ser contra a exploração animal e tentar o máximo que pode se livrar de tudo que contém exploração. Ser vegano e usar algo não-vegano não te faz menos vegano, porque o que conta é o valor ético por trás do movimento...

    ResponderExcluir
  8. Entendo , mas só uma pergunta, vamos analisar a questão da carne bovina, evitar o seu consumo não seria o mesmo que acabar com sua espécie?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se permite a minha opinião, eu acredito que não, porque os bovinos não são criados só a fim do aproveitamento da carne. Tem uma série de coisas, couro, sangue, leite, pata, chifre, tudo. Então boicotar a carne não os torna inúteis, mas, com toda certeza, ajuda muito na diminuição da exploração.

      Excluir
    2. Parar de caçar animais significa o fim da espécie deles, ou a deixa para que eles evoluam? O mundo não gira em torno do homem, o ser humano é apenas mais um participante dele. Deixe seu especismo de lado (:

      Excluir
  9. A maior prova que é impossível ser Vegan é a necessidade de vitamina B12, obtida só a partir dos produtos de origem animal... Deviam rever essa ideologia de que é possível se vegan, deveriam se chamar sim vegetarianos... Estou só contra essa ideologia de que "não como nada de origem animal..." sou a favor da redução de consumo de carne ou até mesmo não comer carne mas admitir que se tem de tomar vitamina B12...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitamina b12 até quem come carne tem que ingerir, e pode ser produzida de forma sintética, sem nada de origem animal.
      Logo, não há necessidade de consumir carne.

      Excluir
    2. Vitamina b12 até quem come carne tem que ingerir, e pode ser produzida de forma sintética, sem nada de origem animal.
      Logo, não há necessidade de consumir carne.

      Excluir