O UFC (Ultimate Fighting Championchip) é um evento de carnificina luta, onde acontecem rinhas lutas de MMA, que é o "esporte" sensação do momento. E no último sábado 27/08 tivemos esse evento aqui no Brasil, onde pelo que eu pude notar, foi sucesso de audiência.
O UFC me lembra rapidamente duas coisas, a primeira delas é a rinha de galo, só que nesse caso, feita com gente e a segunda e mais interessante, é que me lembra da época da Grécia antiga, onde os Imperadores promoviam eventos de carnificina como espetáculo em seus coliseus, onde gladiadores lutavam até a morte para divertir e entreter o público que via nestes espetáculos um meio de diversão e entretenimento acompanahado de banho de sangue.
A prática de transformar violência em espetáculo é de fato milenar, mas o interessante de tudo, e ver que as pessoas se interessam pela promoção da violência. Os eventos da Roma e da Grécia antiga onde espetáculos de lutas que envolviam, violência, banho de sangue e carnificina, ficaram conhecidos como a política do "Pão e Circo", e é impressionante ver em pleno século XXI essa prática se perpetuar até hoje.
Eu respeito profundamente as pessoas que defendem o MMA como um esporte de artes marciais, mas é inevitável deixar de fazer tais comparações como a que fiz acima e associar o MMA com violência exagerada.
Não estou aqui também pra levantar nenhuma bandeira contra o UFC, e sou o primeiro a dizer que a violência no Brasil está por todos os lados, basta assistir a programação de Tv aberta Brasileira, as novelas, os filmes, os tele-jornais, os programas apresentados por Datena, Luciano Faccioli e Cia Ltda, programas que possuem um conteúdo de violência, terror e crueldade que excede sem comparação a violência mostrada pelo UFC. Basta sentar no sofá e apertar um botão do controle-remoto para você aprender como roubar, trapacear, enganar, discriminar, matar e maltratar as pessoas. Os tele-jornais regados a sangue e corrupção por parte dos que estão no poder fazem do UFC uma brincadeira de criança.
Mas, não dá pra deixar de dizer que o UFC só ajuda a fortalecer essa violência que já vivemos e convivemos, e é de fato um evento que só tende a crescer no Brasil, e como não pode ser diferente, a Rede Globo de Manipulação Televisão já deve estar preparando o terreno para esse tipo de evento.
Eu e o blog Mente Fértil, somos totalmente a favor da liberdade de expressão que é um direito constitucional, obviamente dando prioridade ao respeito que é o que mais importa. E entendo o fato de eu ser muito criticado por ser contra o UFC e o MMA, e entendo também que ser criticado é normal pra quem não tem medo de dar a cara a tapa, contanto que esse tapa não venha das mãos do Minotauro ou do Anderson Silva, esta tudo certo.
Jhonathan Souza
"Mente Fértil, Plantando Idéias, Colhendo Conhecimento."
O fato de o ser humano em geral ter uma grande inclinação para se sentir atraído por tragédias, violência e sangue realmente não é surpresa e não é de hoje...
ResponderExcluirMas violência gratuita mesmo, é Barretos/rodeios/touradas e coisas do gênero, que maltratam e matam seres irracionais e indefesos de forma vil, cruel e covarde e o povo acha legal... Isso sim remete à "panis et circenses" Isso não é esporte, não é estilo de vida, não tem propósito nem graça nenhuma... E na minha humilde opinião até merecia um post também... =)
No UFC ninguém obriga ninguém a lutar, os caras são grandinhos e responsáveis o suficiente para saber dos riscos que correm, e ainda assim se matam de treinar para conseguir uma vaga... Tolice ou não, é problema deles se gostam do que fazem e acham que vale a pena. Diferente dos animais, eles tem o livre arbítrio de escolha e a consciência de seus atos...
E te garanto que se você recebesse o dinheiro que eles recebem você nem ia ligar de receber um tapinha do Anderson Silva ou do Minotauro, rsrs...
É verdade Daphne, a questão do rodeio deve ser ainda muito discutida, e vale um post com certeza. Mas nem pela grana que os lutadores de MMA ganham, eu não participaria de um esporte desses, até porque, o que eu vejo no UFC, vai muito além de um tapinha, rsrsrsrsrsrs.
ResponderExcluirValeu pela participação e continue comentando, abraços!!!!
Olha, pra mim violência vem de casa, se os pais criam seus filhos dando porrada ele vai crescer fazendo isso, e a sede de vigança dele vai crescendo, a criança nunca esquece o q passou na casa de seus pais, e vai tentar fazer isso com os outros, pois foi o q ele aprendeu. Mas, não devemos esquecer q a violência não é só física, mas tbm verbal, acho q as palavras muitas vezes machucam mais q porradas e tapas na cara.
ResponderExcluirO fato de concordar que existem rodeios e touradas não abre espaço para empurrarem pra televisão essa rinha humana.Eles começam a 1 hora da manhã, daqui a pouco estarão tomando espaço logo após o Jornal da Globo.Quem quiser ver violência que compre canal de violência.
ResponderExcluirconcordo plena mente com a clara deveria existis o o canal de violencia , pois nossas crianças ja te visto a violencia nas ruas todo dia , e agora sendo encentivado pela rede aberta de tv.faço artes marciais e ela leva toda uma diciplina e respeito os lutadores do mma , mais abrir em rede nacional para almentar a aldiencia e foda e sem nenhuma criatividade !!!!
Excluir